quarta-feira, 20 de maio de 2009

Notícias 20/05/09

Uma das minhas maiores reclamações era sobre as condições dos Terminais Integrados de Ônibus aqui no Recife. E também sobre o comportamento de alguns usuários desses serviços.

Parece que as coisas vão mudar (espero) um pouco!



Bons modos estão sendo ensinados em terminais
Educadores orientam usuários a não depredarem os espaços

BÁRBARA FRANCO

Impor limites. Essa é a intenção dos artistas educadores que fazem parte do Programa Educa Transporte, promovido pelo Grande Recife Consórcio de Transporte. Composto por um grupo de seis pessoas, fantasiadas de espantalhos - uma referência ao São João - eles estão orientando os usuários do Terminal Integrado de Camaragibe, que fica na avenida Belmiro Correia. Espantar o mau comportamento, esse é o lema. Neste Terminal são 94 ônibus, sendo 16 linhas diferentes para atender à demanda diária de 93 mil usuários. Jogar lixo no chão, quebrar acentos, bater e forçar a porta para que ela abra mais rápido. Todas essas atitudes estão sendo reprimidas pelos artistas que estão participando do projeto-piloto do Grande Recife. A ação teve início na última segunda-feira e se encerra no dia 25 de maio nos terminais integrados de Camaragibe, PE-15 e Macaxeira. A reclamação principal para aqueles que dependem do transporte coletivo é sobre as pessoas que não respeitam as filas para embarque no transporte. “Além de ajudar a descontrair enquanto esperamos o ônibus, eles inibem aqueles que não esperam na fila para entrar no coletivo”, explicou a estudante Ivania Maria da Silva, de 32 anos, que passa pelo terminal pelo menos duas vezes por dia.

Os artistas instruem os usuários sobre bons modos. Para a empregada doméstica Maria Janiline, de 47 anos, o acesso ao coletivo fica mais rápido. “Quando tem gente do Grande Recife aqueles que fazem bagunça quase não aparecem, não tem nenhum empurra-empurra para entrar no ônibus”, diagnosticou. O motorista Marcos Leandro, de 31 anos, que trabalha na área há quase dez anos, disse que a ação facilita o trabalho. “Muitas vezes os usuários acham que nós somos responsáveis pela bagunça e não somos, quando está tranquilo assim é bom demais”. A artista Jane Monteiro, que está participando do Educa Transporte, acredita que com as poesias e o carisma, o acesso aos usuários fica ainda mais fácil. “Sou usuária e acho que faltava isso, levar informação de uma forma mais delicada sobre a importância de preservação deste ambiente tão usado por nós”, afirmou.

De acordo com a chefe da Divisão de Educação da Gerência Comercial de Educação e Relacionamento do Grande Recife, Carla Carvalheira, outro ponto básico de conscientização é sobre jogar o lixo no lixo. É papel higiênico no chão, pessoas que não usam a descarga do vaso sanitário e vômitos fora da bacia. Coisas como essas, tão inimagináveis acontecem todos os dias, demandando uma limpeza de quase dez vezes por dia. “Tínhamos uma placa em braile que foi destruída”, informou. O órgão acredita que os artistas educadores vão, aos poucos, conseguir objetivo. O Grande Recife disponibiliza a Central de Atendimento ao Cliente (0800. 081.0158) que funciona durante todos os dias da semana da 7h até as 19h. Pela ligação, que é gratuita, o usuário pode dar sugestões, reclamar e também elogiar a empresa.

Ampliação
Esse projeto-piloto teve início o ano passado com uma ação no Terminal Integrado do Barro, que tem sete linhas circulando com 79 ônibus, para atender a demanda diária de 83 mil passageiros. “Durante a semana em que fazemos a ação percebemos a limpeza no local, o respeito dos usuários com os outros, mas é só o projeto terminar que volta os derespeito”, explicou a chefe da Divisão de Educação do Grande Recife Consórcio de Transporte, Carla Carvalheira. A intenção do Grande Recife é de ampliar a ação. “Estamos aguardando a efetivação do processo licitatório para se tornar uma ação contínua”, informou. Nos terminais o intervalo mínimo de um ônibus para outro é de três a cinco minutos e o máximo de dez a 15 minutos. São, ao todo, doze Terminais Integrados de Passageiros vinculados ao Grande Recife gerando 93 linhas, sendo 739 coletivos responsáveis por transportar 685 mil passageiros por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário