sexta-feira, 8 de maio de 2009

Notícias 08/05/2009



Grande Recife
Chico Farias

EQUIPES estão passando por um curso básico de busca e salvamento de vítimas 
Marcela Alves
 
08/05/2009
Bombeiros treinam resgate em morros
Homens da corporação vão atuar em deslizamentos

Com a iminente chegada do inverno e dos prováveis deslizamentos que possam ocorrer nas encostas dos morros, os bombeiros estão passando por frequentes especializações e capacitações de preparação para esse período. Um grupo de 18 homens do CB da Região Metropolitana do Recife e de algumas cidades do Interior, estão participando do I Curso Básico de Busca e Resgate em Deslizamento. O curso qualifica os alunos para a execução de procedimentos básicos de estabelecimento de áreas de emergência, avaliação de cenários, busca de vítimas soterradas, escavação, escoramento, remoção e transporte de vítimas. A prática está sendo realizada no campo de treinamento do Grupamento de Busca, Salvamento e Ações Táticas (GBSAT), em Paulista.
Durante uma semana, os bombeiros recebem noções teóricas e práticas das ações que devem ser realizadas nas situações de deslizamento. “Na manhã do primeiro dia de curso, os participantes do treinamento assistem uma aula teórica e no resto da semana eles realizam diversas atividades práticas”, disse o oficial do CB. O treinamento é desenvolvido nos três períodos, inclusive, com atividades noturnas.
O treinamento é mais uma ação prevista pela Operação de Inverno 2009, pioneiro na região. “A gente não tem notícias, aqui no Nordeste, de um outro Estado que esteja promovendo essa especialização para os bombeiros”, afirmou um dos três instrutores do curso, tenente-coronel Caio Hercílio. A segunda turma do curso será capacitada entre os dias 18 e 22 desse mês. O curso Básico de Busca e Resgate em Deslizamento é dividido em três módulos: operações básicas, operações complexas e operações de comando. No entanto, até agora, só o primeiro módulo está sendo desenvolvido. De acordo com o tenente coronel Caio Hercílio, a intenção é que no próximo ano, o segundo módulo seja implantado no Estado.
O tenente coronel, comandante do GBSAT e coordenador do curso, Almir Rocha, garante que se depender da vontade dos bombeiros o curso será intensificado. “O pessoal que está participando desse treinamento está bastante estimulado, com vontade de aprender”. Ele destaca que a colaboração da população durante os resgates, principalmente em ocorrências de deslizamento, é fundamental. “É por meio da vizinhança que obtemos mais informações sobre a área do deslizamento e as pessoas soterradas”, explica o coordenador do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário