terça-feira, 19 de maio de 2009

Notícias 19/05/09



» CONJUNTURA

Mantega admite risco de recessão
Publicado em 19.05.2009

O resultado oficial do IBGE para o PIB sai em três semanas. “Não tenho os dados, mas no primeiro trimestre podem ter sido negativos”, diz Mantega

RIO DE JANEIRO – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu que a economia do País pode ter encolhido no primeiro trimestre deste ano. Se confirmado, o fato caracteriza a chamada recessão técnica – quando uma economia permanece em contração por dois trimestres seguidos. No quarto trimestre, a economia encolheu 1,3% em relação a igual período de 2007. Em relação ao terceiro trimestre de 2008, a contração foi de 3,6%. O resultado oficial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Produto Interno Bruto (PIB) sai em três semanas. “Não tenho os dados, mas no primeiro trimestre podem ter sido negativos”, diz Mantega.

Na quinta-feira passada, Guido Mantega havia admitido que a economia brasileira pode ter crescimento zero em 2009. O ministro chegou a citar dados que atribuiu a bancos internacionais em que, segundo ele, o PIB encolheria 0,5% nos três primeiros meses do ano, mas depois reforçou que não saberia o tamanho da contração. Segundo ele, o País já está com crescimento positivo.

“Estamos acelerando. Vamos acelerar e chegar a 3% ou 4% até o fim do ano”, acrescentou. Para 2010, Mantega diz que espera crescimento de 4% a 5%.

O ministro Guido Mantega esteve no Rio de Janeiro para participar do 21º Fórum Nacional, no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Organizado anualmente pelo ex-ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Velloso, o encontro discutirá, até quinta-feira, formas de o País atingir a liderança mundial em áreas como energia e biotecnologia depois da crise econômica global.

Mantega disse que o fato de bancos americanos não estarem mais quebrando é um bom sinal de que o pior já passou. “Não quero dizer que a crise acabou, mas estamos em um momento melhor”, ressaltou.

Segundo o ministro, um dos sintomas de que a economia brasileira vem reagindo são os dados de empregos formais para o País, divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho – mas em Pernambuco, os números são negativos, como mostra reportagem na página 4.

MEDIDAS

Em sua apresentação, o ministro afirmou que, depois da crise, o Brasil virou o segundo país do mundo em termos de capacidade de atrair investimentos, atrás da China. Antes, disse, era o quarto da lista.

Entre as medidas anticrise enumeradas, ressaltou o corte da taxa básica de juros pelo Banco Central. Em abril, a Selic foi reduzida para 10,25% ao ano. Em janeiro, estava em 13,75%. Ele citou ainda a redução de IPI e o pacote habitacional como estímulos relevantes.

O ministro concluiu dizendo que a crise desenhará um novo equilíbrio de forças no mundo. “Não falo necessariamente de um ciclo asiático, mas de uma nova dinâmica, em que vejo o enfraquecimento do dólar, da libra e do iene e a valorização das moedas dos emergentes”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário