segunda-feira, 25 de maio de 2009

Notícias - 25/05/2009


Segunda - 25/05/09 21h10, atualizado em 25/05/09 21h14
Bomba do Hemetério tem exibição gratuita de filmes nesta terça
Em frente à quadra do Gigantes do Samba serão apresentados seis curtas, dois deles filmados no bairro
Da Redação do pe360graus.com


A comunidade da Bomba do Hemetério, na Zona Norte do Recife, terá uma sessão gratuita de cinema nesta terça-feira (26), às 20h, em frente à quadra da Gigantes do Samba. Serão exibidos seis filmes de produção local, com aproximadamente 15 minutos de duração cada, entre eles dois curtas rodados na própria comunidade, resultados do primeiro ano do programa “Bombando Cidadania”.

O programa “Bombando Cidadania” promove, desde julho de 2008, ações para o aumento da renda familiar, melhoria da qualidade do ensino, redução da mortalidade infantil, fortalecimento das manifestações culturais locais e mobilização e articulação comunitária. Os primeiros passos da equipe do programa são documentados em dois filmes de aproximadamente 5 minutos cada, produzidos pela ONG Auçuba.

O primeiro mostra o processo de chegada da equipe ao bairro e o sentimento inicial da comunidade em relação à ação. O segundo é a apresentação do primeiro produto elaborado pela comunidade por meio das ações do programa, o espetáculo “O que é o Bombaguá?” - um auto que mistura música, dança e teatro, ressaltando e homenageando grupos de cultura popular e personalidades históricas da comunidade. Para conceber a peça, artistas plásticos, músicos, atores, dançarinos e cantores de diferentes movimentos culturais do bairro se reuniram pela primeira vez para trabalharem juntos.

A exibição faz parte da programação da caravana “Revelando os Brasis” que, desde 14 de maio, percorre o país. Três caminhões transportam cadeiras, projetores e telas de cinema para exibições em ruas e praças. Em sua terceira edição, 40 municípios e 18 capitais receberão a mostra.

Além da caravana, o “Revelando os Brasis” também financia, desde 2004, a produção de filmes em cidades com até 20 mil habitantes. O projeto é uma realização do Ministério da Cultura e do Instituto Marlin Azul.

SERVIÇO:
Caravana Revelando os Brasis – Bomba do Hemetério
Quando: terça-feira (26), às 20h
Local: Rua Dr. Eudes Costa, em frente à quadra da Gigantes do Samba, na Bomba do Hemetério

Programação:
- O Baque da Zabumba Centenária Contra o Tic-Tac do Tempo, de Genaldo de Souza Barros (PE)
- Passarelas: Uma História de Carnaval, de Charles Deodato do Nascimento (PE)
- Capa de Chuva, de Zito Nunes de Siqueira Júnior (PB)
- Talhado, de José Aderivaldo Silva da Nóbrega (PB)
- Espetáculo Bombaguá, Programa Bombando Cidadania (PE)
- Cortejo Cultural da Bomba do Hemetério – Programa Bombando Cidadania (PE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário